Benchmarking
Benchmarking nada mais é que um processo de avaliar o comportamento de empresas para o desenvolvimento de novas estratégias internas. Essa técnica é possível aperfeiçoar os métodos usados dentro da empresa. Se usar Benchmarking como uma ferramenta de gestão ira trazer muitos benefícios para a empresa e outras experiências para empreender.
Existem 5 tipos de benchmarks utilizados como gestão, são eles:
- Benchmarking Interno;
- Benchmarking Competitivo;
- Benchmarking Funcional;
- Benchmarking Genérico;
- Benchmarking Colaborativo.
O Benchmarking Interno é utilizado como padrão pela própria organização como meta dos indicadores. Benchmarking Competitivo esse é um dos mais famosos e usado pelas empresas por ser construído a partir de resultados dos concorrentes.
Benchmarking Funcional nesse benchmarks eles vão focar em um único processo para melhorar uma operação específica e obter melhores resultados.
Benchmarking Genérico procura processos parecidos, mas com semelhanças na parte empresarial. Benchmarking Colaborativo o objetivo é de melhoria coletiva em relação a uma meta específica para um grupo de empresas.
Benefícios para a empresa Benchmarking:
- Redução dos acidentes nas operações;
- Aprimorar a tomada de decisões estratégicas;
- Reduzir custos.
Os pilares do benchmarking são os seguintes:
- Analisar;
- Interpretar;
- Avaliar;
- Mensurar o comportamento;
- Gerenciamento da concorrência.
Vantagens
- Melhora a qualidade organizacional.
- Conduz a operações de baixo custo.
- Facilita o processo de mudança.
- Expõe as pessoas a novas ideias.
- Amplia a perspectiva operacional da organização.
- Cria uma cultura aberta a novas ideias.
- Serve como catalisador para o processo de aprendizagem.
Desvantagens
- Possibilidade de perda de identidade da empresa;
- Excesso de concentração na concorrência;
- Possível distorção de dados das empresas analisadas;
- Comparações mal realizadas que podem prejudicar a empresa.
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